3348 Mensagens em 442 Tópicos - por 380 Membros - Membro Mais Recente: Paulo Oliveira

Autor Tópico: apresentaçao e ajuda " dúvida "  (Lida 6813 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Andreitr

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
apresentaçao e ajuda " dúvida "
« em: 03 Dezembro 2014 - 00:43:55 »
Boas noite.
Olá, sou o André, tenho 20 anos e sou da zona de Aveiro.. Bem a razão pela qual me levou a inscrever no fórum foi mesmo o interesse que tenho pelo carro.. E espero daqui a um ano no máximo estar a ir buscar um..
Bem já agora aproveito para tirar uma duvida, tenho lido bastante do relação ao carro, para saber o que vou comprar.. E a muita gente a falar bastante mal do diferencial da primeira geração.. E dizem para ir buscar um s2000 a partir de 2003.. Podem-me ajudar a perceber esta situação..
Obrigado pela atenção e espero aprender muito e poder ajudar
Cumps ;D
« Última modificação: 03 Dezembro 2014 - 01:11:26 por Andreitr »

Offline Afonso

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 927
Re: apresentaçao e ajuda " dúvida "
« Responder #1 em: 03 Dezembro 2014 - 01:20:46 »
Bem Vindo André!

Relativamente às tuas dúvidas recomendo estas leituras :

http://www.s2ki.com/s2000/topic/599836-changes-between-2000-2001-2002-2003/

http://www.s2ki.com/s2000/topic/775801-what-to-look-for-when-buying-a-used-s2000/

http://www.s2ki.com/s2000/topic/753204-faqs-and-other-useful-info/


A versão a partir de 2002 trouxe algumas alterações que melhoraram um pouco o S2000 (Jante 17, capota com oculo em vidro, sistema de som melhorado, ...).


Abraço e boa sorte com a compra!  8)

Offline AnjoAzul

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 44
  • "Gentlemen, start your engines!" - Sócio 101
Re: apresentaçao e ajuda " dúvida "
« Responder #2 em: 03 Dezembro 2014 - 23:39:08 »
Bem vindo! ;)

Com relação à tua questão, quem fala "bastante mal do diferencial da primeira geração" das duas uma, ou têm medo ou não têm "kit de unhas"! 8)
O porquê desse maldizer é que o AP1 não têm nenhuma ajuda electrónica à condução, logo o carro têm maior tendência para a sobreviragem. Por isso mesmo é que aconselharam-te o AP2 que esse sim, já têm o sistema VSA (Vehicle Stability Assist) que dá uma ajuda nesses casos limite.

Abraço.
Há automóveis assim, nascem fadados a entrar para a história, e tornam-se clássicos ainda "em vida". Passam então a ser denominados por "Lendas Vivas". Uma dessas raras excepções é o inigualável Honda S2000!!!

Offline RuiF

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 34
Re: apresentaçao e ajuda " dúvida "
« Responder #3 em: 15 Fevereiro 2017 - 11:27:41 »
Boas,

Venho trazer algum acréscimo de informação a este tema, uma vez que foi alvo da minha intensa pesquisa
quando andei a procura do meu S. Poderá vir a ajudar outros elementos que queiram ter 1 maior detalhe
das diferenças dos S's ao longo dos anos.

À parte do que já foi referido, 1 das alterações mais profundas e importantes dos S2K's, ocorreram ao nivel do chassis.
A suspensão (front e rear) dos primeiros AP1's (1999-2001) é a mais 'rija' de todos os modelos (especialmente na traseira).
Entre outras coisas esta maior rigidez na suspensão, provoca 1 maior tendência para subviragem (oversteer) no limite, e lift-off das rodas traseiras.

O que a Honda fez ao longo das várias gerações do AP1 e AP2 / AP1v2 (Versão PT) foi 'amoleçer' a suspensão (molas e amortecedores) e colocar barras de torção com menos espessura (á frente e a trás). As maiores diferenças é na traseira. O objectivo aqui foi tornar o S mais progressivo e previsivel no limite.

Resumo das principais Revisões na Suspensão e Barras de Torção :
2002 - 1ª Revisão
2004 - 2ª Revisão (a mais profunda a todos os niveis). Esta incluiu também alterações na própria geomotria da suspensão.

Por estas razões, existe 1 mod popular da malta do forum S2KI nos AP1's que é simplesmente trocar a barra de torção traseira do AP1 pela barra do AP2 mais 'afinado' (versão CR - Club Racer) que possui menos 'diâmetro'.
Nesta mod mantêm inalterada a barra de torção frontal do AP1 que é a que tem mais 'espessura' das gerações,
e supostamente segundo os experts é a melhor para ter á frente.
Video desta MOD abaixo.


Nota :
O 'VSA' surgiu a partir de 2006, com introdução do 'drive-by-wire'.



Fontes :

http://www.s2ki.com/forums/uk-ireland-s2000-community-25/s2000-model-year-differences-755380/

http://honda-tech.com/forums/honda-s2000-5/official-ap1-vs-ap2-comparison-2173176/

https://www.youtube.com/watch?v=mmIx0WFACko

https://www.youtube.com/watch?v=NtdOU-yyZ_w




Abraço e bons VTecsss ;)


« Última modificação: 15 Fevereiro 2017 - 11:35:44 por RuiF »

Offline Afonso

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 927
Re: apresentaçao e ajuda " dúvida "
« Responder #4 em: 16 Fevereiro 2017 - 19:14:29 »
Bom post Rui!  8) 8)

Offline ruipga

  • Direcção
  • Hero Member
  • *
  • Mensagens: 601
  • 98 octane sócio 77
Re: apresentaçao e ajuda " dúvida "
« Responder #5 em: 16 Fevereiro 2017 - 21:06:53 »
obrigado pela info Rui!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
"Please take good care of your S2000, keep it by your side for long and enjoy it from the bottom of your heart and share the quality and legacy of the S2000 with many friends so that the legend of the S2000 will continue for long." Shigeru Uehara,Chief Designer,S2000, 12th April 2009,Trentino, Italy

Offline saero

  • Direcção
  • Sr. Member
  • *
  • Mensagens: 290
Re: apresentaçao e ajuda " dúvida "
« Responder #6 em: 17 Fevereiro 2017 - 14:54:08 »
Quem estuda...alcança  :o  ;D

Offline RuiF

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 34
Re: apresentaçao e ajuda " dúvida "
« Responder #7 em: 19 Fevereiro 2017 - 11:45:59 »
Boas Malta ;) thanks.

Espero aprender bastante por aqui, e no que puder ir contribuindo também ;)

Abraço

Offline RuiF

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 34
Re: apresentaçao e ajuda " dúvida "
« Responder #8 em: 21 Fevereiro 2017 - 17:58:53 »

Boas Malta,

Para completar um pouco mais este tópico das mods efectuadas nos S2K's pela Honda ao longo dos Anos, venho aqui colocar 1 tabela resumida que tirei do forum do S2Ki.

Esta tabela está brutal, e ilustra em detalhe o Rating (Força em lb/in) das molas e barras de torção de todas as gerações do S2000.

Olhando para as specs por ex. do S2000 CR (Club Racer), podemos ficar com 1 noção real, dos rates usados na versão mais extrema do S2000. A versão supostamente mais 'afinada' para ir para a pista :)



                    | Front Rear     | Front Rear

Model Year | Spring Spring | Sway Bar Sway Bar

--------------+------------------+--------------------

2000-2001 |     219 291 |        393 427

2002-2003 |     246 309 |        300 396

2004-2005 |     262 278 |        300 311

2006-2007 |     262 269 |        300 311

2008-2009 |     280 294 |        354 311

2008-2009 CR | 384 343 |       392 362


Note 1: All figures are in lb/in. Divide by 56 to get kg/mm.

Note 2: Edited 17Nov2010 with slight updates to spring rates per rev1 of paper


Fontes :

http://www.s2ki.com/forums/alabama-s2000-owners-club-118/s2000-spring-rate-sway-bar-rates-960657/
http://www.s2ki.com/forums/s2000-brakes-suspension-249/characterization-oe-suspension-springs-818884/