3348 Mensagens em 442 Tópicos - por 380 Membros - Membro Mais Recente: Paulo Oliveira

Autor Tópico: Estabilidade  (Lida 12531 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline solrac

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 157
Estabilidade
« em: 29 Maio 2015 - 14:11:35 »
Boas.

Como disse na apresentação, pretendo melhor a estabilidade do carro. Uma vez que tenho a jante 16, não sei qual das seguintes opções tem mais valor:

-Ou trocar para jante 17
-Ou aplicar as barras AA

Gostava de saber as vossas opiniões...

Offline ruipga

  • Direcção
  • Hero Member
  • *
  • Mensagens: 601
  • 98 octane sócio 77
Re: Estabilidade
« Responder #1 em: 30 Maio 2015 - 08:15:51 »
na minha opiniao mais cedo ou mais tarde vais ter de fazer as 2 opções.
eu colocaria primeiro umas 17. 


Sent from my iPhone using Tapatalk
"Please take good care of your S2000, keep it by your side for long and enjoy it from the bottom of your heart and share the quality and legacy of the S2000 with many friends so that the legend of the S2000 will continue for long." Shigeru Uehara,Chief Designer,S2000, 12th April 2009,Trentino, Italy

Offline solrac

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 157
Re: Estabilidade
« Responder #2 em: 30 Maio 2015 - 21:25:34 »
Pois, eu tb ja pensei nisso...mas por acaso alguem sente a mesma coisa? Por natureza ele é assim, mas chega a um ponto que nos habituamos...julgo que com estas melhorias ia ficar um must...ja o restyling veio con jante 17 por alguma coisa...

Offline ruipga

  • Direcção
  • Hero Member
  • *
  • Mensagens: 601
  • 98 octane sócio 77
Re: Estabilidade
« Responder #3 em: 01 Junho 2015 - 13:28:31 »
nas primeiras vezes que andei no S assustei-me um pouco com o comportamento e coloquei barras. mais tarde meti 17.


Sent from my iPhone using Tapatalk
"Please take good care of your S2000, keep it by your side for long and enjoy it from the bottom of your heart and share the quality and legacy of the S2000 with many friends so that the legend of the S2000 will continue for long." Shigeru Uehara,Chief Designer,S2000, 12th April 2009,Trentino, Italy

Offline solrac

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 157
Re: Estabilidade
« Responder #4 em: 02 Junho 2015 - 11:10:42 »
e resultado? Ganhas-te mais confiança? fica muito diferente? compensa mesmo o investimento?

Offline ruipga

  • Direcção
  • Hero Member
  • *
  • Mensagens: 601
  • 98 octane sócio 77
Re: Estabilidade
« Responder #5 em: 02 Junho 2015 - 13:16:15 »
o carro fica completamente diferente com as barras. mais trancado eu pessoalmente prefiro mas ha varias teorias...
as 17 também senti muita diferença em curva para melhor. 


Sent from my iPhone using Tapatalk
"Please take good care of your S2000, keep it by your side for long and enjoy it from the bottom of your heart and share the quality and legacy of the S2000 with many friends so that the legend of the S2000 will continue for long." Shigeru Uehara,Chief Designer,S2000, 12th April 2009,Trentino, Italy

Offline solrac

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 157
Re: Estabilidade
« Responder #6 em: 02 Junho 2015 - 13:27:52 »
digamos que sem as barras o carro é como "supostamente" deve ser. a questão é tentar tirar mais partido do carro mas com menor risco...e como tal, prefiro melhorar a estabilidade / segurança...tb penso que haja pessoas que preferem o original, e compreendo o ponto de vista  ;)

Offline saero

  • Direcção
  • Sr. Member
  • *
  • Mensagens: 290
Re: Estabilidade
« Responder #7 em: 12 Junho 2015 - 12:06:40 »
O carro já tem alguma alteração de suspensão? Se não, começava por aí, por molas progressivas...só uma abordagem diferente e que na minha opinião torna o carro mais seguro e previsível.

Offline solrac

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 157
Re: Estabilidade
« Responder #8 em: 13 Junho 2015 - 18:26:16 »
o carro está original, como sai de fabrica... ainda ontem ouvi mais um testemunho de um senhor que teve um acidente na A1 com o seu S2000...ele diz que não sabe como aconteceu, não teve explicação...e já era um AP1v2 com jante 17....o carro por natureza é muito imprevisível, e como tal, pretendo tentar melhorar isso... porque isso do kit de unhas para mim é puro ironismo ... quando não se conta, nem com kit de unhas, nem com unhas de gel, nem gelinho...
Na minha opinião, o dito kit de unhas tem muitos factores a ter em conta...

Offline RuiF

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Estabilidade
« Responder #9 em: 27 Fevereiro 2017 - 17:57:07 »
Boas,

Aproveitando este tópico, e dado que sou novo por aqui, gostava de colocar esta questão
aos mais experientes nos S's.

Sendo que tenho um AP1 completamente 'stock', por onde deveria começar para melhorar a establidade
do S, sem mexer para já na altura da suspensão. Se baixar muito mais da altura stock, acho que já não meto o carro na garagem ...

- Barras frontais (superior e inferior em 'X')
- Barra Traseira inferior
- Jantes 17"

Em altas RPM's por vezes sinto alguma 'deriva' lateral no carro. Especialmente em desacelarações devido
á transferência de peso do eixo traseiro para o da frente. Da vossa experiência isto é defeito ou feitio ?
Daquilo que tenho ouvido parece-me o comportamento 'natural' do carro stock ...

Gostava de 'trancar' o carro um pouco mais, mas evitando de mexer na altura da suspensão 'original'.

Thanks.
Abraço


Offline solrac

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 157
Re: Estabilidade
« Responder #10 em: 27 Fevereiro 2017 - 19:55:33 »
Ainda só troquei as molas...Por incrível que pareça, o que notei de diferente foi o conforto. Ficou ligeiramente mais confortável...A nível de estabilidade foi 0. Está na mesma :).
Eu acho que o que vai dar mais efeito são as jantes 17...

Offline RuiF

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Estabilidade
« Responder #11 em: 28 Fevereiro 2017 - 01:17:41 »
Ainda só troquei as molas...Por incrível que pareça, o que notei de diferente foi o conforto. Ficou ligeiramente mais confortável...A nível de estabilidade foi 0. Está na mesma :).
Eu acho que o que vai dar mais efeito são as jantes 17...

Que molas puseste ? se forem progressivas deviam melhorar o handling do carro.

Quando dizes está na mesma referes-te a establidade em recta (autoestrada) ou handling em curva ?

Pelo que ouvi ao nivel de suspensão para o S2K, Ohlins (coilovers) é uma das bem recomendadas mas implica mexidas na suspensão e largar á volta de 2K's... ;) Ainda não estou para já inclinado para trocar a suspensão do S.



Offline solrac

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 157
Re: Estabilidade
« Responder #12 em: 28 Fevereiro 2017 - 12:59:58 »
Eibach. Em TD! Não notei nenhumas melhorias... Apenas no conforto e claro o carro ligeiramente mais baixo. Mais valia uns coils...
Quando andava à procura, experimentei um que tinhas uns coils da koni. Era duro como tudo, mas sentia-se diferente...tornava o carro muito mais confiável...Mas como te disse, acho que a primeira coisa que se devia fazer era ir para jantes 17
« Última modificação: 28 Fevereiro 2017 - 18:53:48 por solrac »

Offline RuiF

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Estabilidade
« Responder #13 em: 28 Fevereiro 2017 - 15:23:12 »
OK ;)

Por aquilo que pesquisei em várias fontes (s2ki, etc) a Honda fez várias alterações aos AP1's iniciais
que melhoraram a estabilidade do carro.

Tinha publicado essa info aqui noutro tópico :
http://www.clubes2000portugal.com/forum/index.php?topic=223.0

Em resumo o que eles fizeram foi :
- Diminuiram a força das barras de torção (especialmente atrás).
- Aumentaram a taragem das molas (em ambos os eixos).
- Jantes 17" como bem referiste.

No fundo tirararam força de 1 lado(barras torção) e puseram noutro (molas). Obrigam a suspensão
a trabalhar mais devido a 1 maior torção no chassis. Parece 1 contra-senso mas tem a sua lógica.
Na teoria torna o S2000 mais previsivel e menos 'repentino' no limite.

Muitos membros do S2Ki.com, fazem a troca da barra de torção traseira do AP1 de 2000 pela do AP2 CR de 2008(mais fina). Dizem que 'supostamente' esta simples alteração torna o AP1 muito mais neutro e previsivel no limite.

Segundo estas fontes e pode-se constatar na tabela de forças abaixo, a barra de torção traseira do AP1 de 1999-2001 tem muito mais força que a da frente. Dai que a Honda foi diminuindo a espessura / força das barras de torção ao longo das gerações, para equilibrar a força entre os 2 eixos.

A versão CR (2008) tem 1 barra frontal quase igual á do AP1, e apenas muda a traseira, dai que se torne
1 alteração directa e fácil.

Alguém daqui já experimentou fazer esta simples alteração num AP1 (1999-2001), e que possa dar algum feed-back ?



                    | Front Rear     | Front Rear

Model Year | Spring Spring | Sway Bar Sway Bar

--------------+------------------+--------------------

2000-2001 |     219 291 |        393 427

2002-2003 |     246 309 |        300 396

2004-2005 |     262 278 |        300 311

2006-2007 |     262 269 |        300 311

2008-2009 |     280 294 |        354 311

2008-2009 CR | 384 343 |       392 362


Note 1: All figures are in lb/in. Divide by 56 to get kg/mm.

Note 2: Edited 17Nov2010 with slight updates to spring rates per rev1 of paper


Fontes :

http://www.s2ki.com/forums/alabama-s2000-owners-club-118/s2000-spring-rate-sway-bar-rates-960657/

http://www.s2ki.com/forums/s2000-brakes-suspension-249/characterization-oe-suspension-springs-818884/


http://www.s2ki.com/forums/uk-ireland-s2000-community-25/s2000-model-year-differences-755380/

http://honda-tech.com/forums/honda-s2000-5/official-ap1-vs-ap2-comparison-2173176/

https://www.youtube.com/watch?v=mmIx0WFACko

https://www.youtube.com/watch?v=NtdOU-yyZ_w


Abraço e bons VTecs ;)

Offline saero

  • Direcção
  • Sr. Member
  • *
  • Mensagens: 290
Re: Estabilidade
« Responder #14 em: 03 Março 2017 - 10:20:47 »
Ui tanta coisa!...Li por alto, mas vou dar o meu input! E desculpem-me! Não me levem a mal! O S2000 de origem é para "doidos" ou porque é que acham que existem tantos carros com material em cima? Será só porque somos todos "arruaceiros" e malta do boné!? Lol...

Barras e "Barrinhas" - São bonitas. Não tenho mais nada a acrescentar.

Molas - só H&R ou Spoon. Já tive muitas molas. Desde as ditas às Eibach às H&R ou Spoon! O carro fica perfeito para a Estrada com H&R ou Spoon. Com Eibach fica só confortável! Estranho mas verdade. Acrescento que inclusive existe quem diga que mesmo melhor que maioria dos ditos Coilovers...

Alinhamento - já alinharam o carro como deve ser!? E como deve ser não é como a folha das casas de pneus manda! O carro de fábrica devia vir no mínimo com o alinhamento de UK...

Por ultimo refiro...eu não inventei nada disto! Existe em Portugal quem saiba muito mais que eu sobre o assunto...só que não escrevem...só isso...

Forte abraço S'ista ;)...