3348 Mensagens em 442 Tópicos - por 380 Membros - Membro Mais Recente: Paulo Oliveira

Autor Tópico: Escolha de óleo  (Lida 4450 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline RuiF

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 34
Escolha de óleo
« em: 27 Janeiro 2017 - 17:25:42 »
Boas pessoal,

Comprei recentemente o meu 1º S2K AP1, e quero fazer uma boa revisão na Honda para começar do zero.
Troca de todos os fluidos e filtros.

1 das questões que me deparei, é a escolha do óleo para motor.

Ou seja na Honda (Santomar) actualmente só têm 2 tipos de óleo disponiveis para o s2000 : Galp 10w40 ou Castrol 5w30.

Depois de ler vários fóruns, vejo muito debate á volta deste tema, e fala-se muito em 5w40 e 5w30.
Dado que na Honda só têm disponivel Castrol 5w30, estaria a pensar optar por este.

Mas gostava de saber as vossas opiniões e maior experiência neste assunto, sobre qual o melhor tipo óleo para o s2000.

O carro tem apenas 45,000 KM, e não vai ser usado diariamente.
Quero escolher a melhor opção, para fazer uns VTEC's á vontade !! ;)


Obrigado e Abraço
RuiF

Offline solrac

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 157
Re: Escolha de óleo
« Responder #1 em: 30 Janeiro 2017 - 14:16:46 »
Boas,
Sempre usei o 5W40, e acho que é o mais que suficiente para uso ocasional num país como Portugal.
É o que a maior parte do pessoal costuma usar. Eu vou sempre fazer as revisões na Honda, e sempre usaram esse óleo.
O que costumo fazer é mudar anualmente o oleo de motor...nem seque chego a fazer metade dos klm que conseguia fazer com este oleo, mas como manda a "lei", trocar sempre de ano a ano...Por isso também acho que não justifica ir para um oleo mais caro...
Cumpts

Offline RuiF

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Escolha de óleo
« Responder #2 em: 30 Janeiro 2017 - 14:35:28 »
Boas,

Obrigado pela ajuda.

O proprietário anterior também usava 5w40 (Castrol Edge).
E de facto, do que tinha pesquisado em vários foruns parecia-me a melhor escolha.

Em Lisboa a Honda Santomar (Areeiro e Alfragide), já não compram deste óleo.
Mesmo que eu compre e leve eles não aceitam.

Só podem pôr 10w40 (Galp) ou 5w30 (Castrol).

Resultado. Vou fazer a muda de óleo 'fora' da Honda. 5w40 !! ;)
Tava a pensar em mantêr o Castrol Edge ou experimentar o Motul que se fala tão bem por ai.

A Honda onde costumas por o óleo qual é já agora ?


Thanks.
Abraço
Rui




Offline solrac

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 157
Re: Escolha de óleo
« Responder #3 em: 30 Janeiro 2017 - 18:10:32 »
Perguntei-lhes uma vez mas eles não disseram...disseram-me que era Honda! se eles forem pelo livro de instruções do carro, deve ser o da Shell.
Acho que ficas bem servido com o motul também, embora eu ache isso das marcas um bocado relativo...
Não sou mecânico e percebo o quanto basta de óleos  para um consumidor, mas ouvindo um mecânico da opel dizer que um barril sem marca para fazer as manutenções nas oficicnas deles e um barril para venda ao publico com marca,  eram iguais.Disse que no fim diferença era o preço... não sei que diga...
 
O que me disseram em relação aos óleos na Honda, foi para tentar manter o mesmo tipo de óleo e não andar sempre a mudar...Dizem que dá mais saúde ao motor...
« Última modificação: 30 Janeiro 2017 - 18:17:19 por solrac »

Offline RuiF

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Escolha de óleo
« Responder #4 em: 30 Janeiro 2017 - 23:19:35 »
Certo.

A ideia é manter o 5w40 que sempre levou. Dai achar estranho que a Honda Santomar (santogal) já não use este óleo.

Qual a Honda onde costumas fazer a revisão ?

Thanks.

Offline saero

  • Direcção
  • Sr. Member
  • *
  • Mensagens: 290
Re: Escolha de óleo
« Responder #5 em: 31 Janeiro 2017 - 10:57:33 »
Se és de Lisboa vai à AJSport... ;)...

Offline solrac

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 157
Re: Escolha de óleo
« Responder #6 em: 31 Janeiro 2017 - 19:55:52 »
Em Aveiro. Tomotor

Offline RuiF

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Escolha de óleo
« Responder #7 em: 01 Fevereiro 2017 - 10:50:52 »
Ok ;)

obrigado pelas dicas.

Cumps