Clube S2000 Portugal

Área Técnica => Alterações Mecánicas => Tópico iniciado por: solrac em 29 Maio 2015 - 14:11:35

Título: Estabilidade
Enviado por: solrac em 29 Maio 2015 - 14:11:35
Boas.

Como disse na apresentação, pretendo melhor a estabilidade do carro. Uma vez que tenho a jante 16, não sei qual das seguintes opções tem mais valor:

-Ou trocar para jante 17
-Ou aplicar as barras AA

Gostava de saber as vossas opiniões...
Título: Re: Estabilidade
Enviado por: ruipga em 30 Maio 2015 - 08:15:51
na minha opiniao mais cedo ou mais tarde vais ter de fazer as 2 opções.
eu colocaria primeiro umas 17. 


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Título: Re: Estabilidade
Enviado por: solrac em 30 Maio 2015 - 21:25:34
Pois, eu tb ja pensei nisso...mas por acaso alguem sente a mesma coisa? Por natureza ele é assim, mas chega a um ponto que nos habituamos...julgo que com estas melhorias ia ficar um must...ja o restyling veio con jante 17 por alguma coisa...
Título: Re: Estabilidade
Enviado por: ruipga em 01 Junho 2015 - 13:28:31
nas primeiras vezes que andei no S assustei-me um pouco com o comportamento e coloquei barras. mais tarde meti 17.


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Título: Re: Estabilidade
Enviado por: solrac em 02 Junho 2015 - 11:10:42
e resultado? Ganhas-te mais confiança? fica muito diferente? compensa mesmo o investimento?
Título: Re: Estabilidade
Enviado por: ruipga em 02 Junho 2015 - 13:16:15
o carro fica completamente diferente com as barras. mais trancado eu pessoalmente prefiro mas ha varias teorias...
as 17 também senti muita diferença em curva para melhor. 


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Título: Re: Estabilidade
Enviado por: solrac em 02 Junho 2015 - 13:27:52
digamos que sem as barras o carro é como "supostamente" deve ser. a questão é tentar tirar mais partido do carro mas com menor risco...e como tal, prefiro melhorar a estabilidade / segurança...tb penso que haja pessoas que preferem o original, e compreendo o ponto de vista  ;)
Título: Re: Estabilidade
Enviado por: saero em 12 Junho 2015 - 12:06:40
O carro já tem alguma alteração de suspensão? Se não, começava por aí, por molas progressivas...só uma abordagem diferente e que na minha opinião torna o carro mais seguro e previsível.
Título: Re: Estabilidade
Enviado por: solrac em 13 Junho 2015 - 18:26:16
o carro está original, como sai de fabrica... ainda ontem ouvi mais um testemunho de um senhor que teve um acidente na A1 com o seu S2000...ele diz que não sabe como aconteceu, não teve explicação...e já era um AP1v2 com jante 17....o carro por natureza é muito imprevisível, e como tal, pretendo tentar melhorar isso... porque isso do kit de unhas para mim é puro ironismo ... quando não se conta, nem com kit de unhas, nem com unhas de gel, nem gelinho...
Na minha opinião, o dito kit de unhas tem muitos factores a ter em conta...
Título: Re: Estabilidade
Enviado por: RuiF em 27 Fevereiro 2017 - 17:57:07
Boas,

Aproveitando este tópico, e dado que sou novo por aqui, gostava de colocar esta questão
aos mais experientes nos S's.

Sendo que tenho um AP1 completamente 'stock', por onde deveria começar para melhorar a establidade
do S, sem mexer para já na altura da suspensão. Se baixar muito mais da altura stock, acho que já não meto o carro na garagem ...

- Barras frontais (superior e inferior em 'X')
- Barra Traseira inferior
- Jantes 17"

Em altas RPM's por vezes sinto alguma 'deriva' lateral no carro. Especialmente em desacelarações devido
á transferência de peso do eixo traseiro para o da frente. Da vossa experiência isto é defeito ou feitio ?
Daquilo que tenho ouvido parece-me o comportamento 'natural' do carro stock ...

Gostava de 'trancar' o carro um pouco mais, mas evitando de mexer na altura da suspensão 'original'.

Thanks.
Abraço

Título: Re: Estabilidade
Enviado por: solrac em 27 Fevereiro 2017 - 19:55:33
Ainda só troquei as molas...Por incrível que pareça, o que notei de diferente foi o conforto. Ficou ligeiramente mais confortável...A nível de estabilidade foi 0. Está na mesma :).
Eu acho que o que vai dar mais efeito são as jantes 17...
Título: Re: Estabilidade
Enviado por: RuiF em 28 Fevereiro 2017 - 01:17:41
Ainda só troquei as molas...Por incrível que pareça, o que notei de diferente foi o conforto. Ficou ligeiramente mais confortável...A nível de estabilidade foi 0. Está na mesma :).
Eu acho que o que vai dar mais efeito são as jantes 17...

Que molas puseste ? se forem progressivas deviam melhorar o handling do carro.

Quando dizes está na mesma referes-te a establidade em recta (autoestrada) ou handling em curva ?

Pelo que ouvi ao nivel de suspensão para o S2K, Ohlins (coilovers) é uma das bem recomendadas mas implica mexidas na suspensão e largar á volta de 2K's... ;) Ainda não estou para já inclinado para trocar a suspensão do S.


Título: Re: Estabilidade
Enviado por: solrac em 28 Fevereiro 2017 - 12:59:58
Eibach. Em TD! Não notei nenhumas melhorias... Apenas no conforto e claro o carro ligeiramente mais baixo. Mais valia uns coils...
Quando andava à procura, experimentei um que tinhas uns coils da koni. Era duro como tudo, mas sentia-se diferente...tornava o carro muito mais confiável...Mas como te disse, acho que a primeira coisa que se devia fazer era ir para jantes 17
Título: Re: Estabilidade
Enviado por: RuiF em 28 Fevereiro 2017 - 15:23:12
OK ;)

Por aquilo que pesquisei em várias fontes (s2ki, etc) a Honda fez várias alterações aos AP1's iniciais
que melhoraram a estabilidade do carro.

Tinha publicado essa info aqui noutro tópico :
http://www.clubes2000portugal.com/forum/index.php?topic=223.0 (http://www.clubes2000portugal.com/forum/index.php?topic=223.0)

Em resumo o que eles fizeram foi :
- Diminuiram a força das barras de torção (especialmente atrás).
- Aumentaram a taragem das molas (em ambos os eixos).
- Jantes 17" como bem referiste.

No fundo tirararam força de 1 lado(barras torção) e puseram noutro (molas). Obrigam a suspensão
a trabalhar mais devido a 1 maior torção no chassis. Parece 1 contra-senso mas tem a sua lógica.
Na teoria torna o S2000 mais previsivel e menos 'repentino' no limite.

Muitos membros do S2Ki.com, fazem a troca da barra de torção traseira do AP1 de 2000 pela do AP2 CR de 2008(mais fina). Dizem que 'supostamente' esta simples alteração torna o AP1 muito mais neutro e previsivel no limite.

Segundo estas fontes e pode-se constatar na tabela de forças abaixo, a barra de torção traseira do AP1 de 1999-2001 tem muito mais força que a da frente. Dai que a Honda foi diminuindo a espessura / força das barras de torção ao longo das gerações, para equilibrar a força entre os 2 eixos.

A versão CR (2008) tem 1 barra frontal quase igual á do AP1, e apenas muda a traseira, dai que se torne
1 alteração directa e fácil.

Alguém daqui já experimentou fazer esta simples alteração num AP1 (1999-2001), e que possa dar algum feed-back ?



                    | Front Rear     | Front Rear

Model Year | Spring Spring | Sway Bar Sway Bar

--------------+------------------+--------------------

2000-2001 |     219 291 |        393 427

2002-2003 |     246 309 |        300 396

2004-2005 |     262 278 |        300 311

2006-2007 |     262 269 |        300 311

2008-2009 |     280 294 |        354 311

2008-2009 CR | 384 343 |       392 362


Note 1: All figures are in lb/in. Divide by 56 to get kg/mm.

Note 2: Edited 17Nov2010 with slight updates to spring rates per rev1 of paper


Fontes :

http://www.s2ki.com/forums/alabama-s2000-owners-club-118/s2000-spring-rate-sway-bar-rates-960657/ (http://www.s2ki.com/forums/alabama-s2000-owners-club-118/s2000-spring-rate-sway-bar-rates-960657/)

http://www.s2ki.com/forums/s2000-brakes-suspension-249/characterization-oe-suspension-springs-818884/ (http://www.s2ki.com/forums/s2000-brakes-suspension-249/characterization-oe-suspension-springs-818884/)


http://www.s2ki.com/forums/uk-ireland-s2000-community-25/s2000-model-year-differences-755380/ (http://www.s2ki.com/forums/uk-ireland-s2000-community-25/s2000-model-year-differences-755380/)

http://honda-tech.com/forums/honda-s2000-5/official-ap1-vs-ap2-comparison-2173176/ (http://honda-tech.com/forums/honda-s2000-5/official-ap1-vs-ap2-comparison-2173176/)

https://www.youtube.com/watch?v=mmIx0WFACko (https://www.youtube.com/watch?v=mmIx0WFACko)

https://www.youtube.com/watch?v=NtdOU-yyZ_w (https://www.youtube.com/watch?v=NtdOU-yyZ_w)


Abraço e bons VTecs ;)
Título: Re: Estabilidade
Enviado por: saero em 03 Março 2017 - 10:20:47
Ui tanta coisa!...Li por alto, mas vou dar o meu input! E desculpem-me! Não me levem a mal! O S2000 de origem é para "doidos" ou porque é que acham que existem tantos carros com material em cima? Será só porque somos todos "arruaceiros" e malta do boné!? Lol...

Barras e "Barrinhas" - São bonitas. Não tenho mais nada a acrescentar.

Molas - só H&R ou Spoon. Já tive muitas molas. Desde as ditas às Eibach às H&R ou Spoon! O carro fica perfeito para a Estrada com H&R ou Spoon. Com Eibach fica só confortável! Estranho mas verdade. Acrescento que inclusive existe quem diga que mesmo melhor que maioria dos ditos Coilovers...

Alinhamento - já alinharam o carro como deve ser!? E como deve ser não é como a folha das casas de pneus manda! O carro de fábrica devia vir no mínimo com o alinhamento de UK...

Por ultimo refiro...eu não inventei nada disto! Existe em Portugal quem saiba muito mais que eu sobre o assunto...só que não escrevem...só isso...

Forte abraço S'ista ;)...

Título: Re: Estabilidade
Enviado por: RuiF em 03 Março 2017 - 16:39:59
Ui tanta coisa!...Li por alto, mas vou dar o meu input! E desculpem-me! Não me levem a mal! O S2000 de origem é para "doidos" ou porque é que acham que existem tantos carros com material em cima? Será só porque somos todos "arruaceiros" e malta do boné!? Lol...

Barras e "Barrinhas" - São bonitas. Não tenho mais nada a acrescentar.

Molas - só H&R ou Spoon. Já tive muitas molas. Desde as ditas às Eibach às H&R ou Spoon! O carro fica perfeito para a Estrada com H&R ou Spoon. Com Eibach fica só confortável! Estranho mas verdade. Acrescento que inclusive existe quem diga que mesmo melhor que maioria dos ditos Coilovers...

Alinhamento - já alinharam o carro como deve ser!? E como deve ser não é como a folha das casas de pneus manda! O carro de fábrica devia vir no mínimo com o alinhamento de UK...

Por ultimo refiro...eu não inventei nada disto! Existe em Portugal quem saiba muito mais que eu sobre o assunto...só que não escrevem...só isso...

Forte abraço S'ista ;)...



Obrigado pelas dicas ;)

Já agora onde é que costumas alinhar o teu carro ? meteste as UK Specs no teu ?
o meu por ex está alinhado como dizias.. com os valores que a casa do alinhamento tem na Base de Dados.
Não faço ideia se é UK Specs...ou whatever... ;)


Título: Re: Estabilidade
Enviado por: saero em 04 Março 2017 - 11:32:28
Alinho o carro na casa de pneus que usualmente uso.

Aqui estão as specs:

https://robrobinette.com/images/S2000/Alignment/S2000UK_AlignmentSpecs.jpg

Atenção às unidades.