Boas,
Venho trazer algum acréscimo de informação a este tema, uma vez que foi alvo da minha intensa pesquisa
quando andei a procura do meu S. Poderá vir a ajudar outros elementos que queiram ter 1 maior detalhe
das diferenças dos S's ao longo dos anos.
À parte do que já foi referido, 1 das alterações mais profundas e importantes dos S2K's, ocorreram ao nivel do chassis.
A suspensão (front e rear) dos primeiros AP1's (1999-2001) é a mais 'rija' de todos os modelos (especialmente na traseira).
Entre outras coisas esta maior rigidez na suspensão, provoca 1 maior tendência para subviragem (oversteer) no limite, e lift-off das rodas traseiras.
O que a Honda fez ao longo das várias gerações do AP1 e AP2 / AP1v2 (Versão PT) foi 'amoleçer' a suspensão (molas e amortecedores) e colocar barras de torção com menos espessura (á frente e a trás). As maiores diferenças é na traseira. O objectivo aqui foi tornar o S mais progressivo e previsivel no limite.
Resumo das principais Revisões na Suspensão e Barras de Torção :
2002 - 1ª Revisão
2004 - 2ª Revisão (a mais profunda a todos os niveis). Esta incluiu também alterações na própria geomotria da suspensão.
Por estas razões, existe 1 mod popular da malta do forum S2KI nos AP1's que é simplesmente trocar a barra de torção traseira do AP1 pela barra do AP2 mais 'afinado' (versão CR - Club Racer) que possui menos 'diâmetro'.
Nesta mod mantêm inalterada a barra de torção frontal do AP1 que é a que tem mais 'espessura' das gerações,
e supostamente segundo os experts é a melhor para ter á frente.
Video desta MOD abaixo.
Nota :
O 'VSA' surgiu a partir de 2006, com introdução do 'drive-by-wire'.
Fontes :
http://www.s2ki.com/forums/uk-ireland-s2000-community-25/s2000-model-year-differences-755380/http://honda-tech.com/forums/honda-s2000-5/official-ap1-vs-ap2-comparison-2173176/https://www.youtube.com/watch?v=mmIx0WFACkohttps://www.youtube.com/watch?v=NtdOU-yyZ_wAbraço e bons VTecsss
