Clube S2000 Portugal

Área Técnica => Manutenção/Problemas => Tópico iniciado por: Diablosrouge em 01 Fevereiro 2014 - 00:29:18

Título: [Duvida] Nivel de oleo
Enviado por: Diablosrouge em 01 Fevereiro 2014 - 00:29:18
Boas. Há cerca de 1 semana fui mudar oleo e o filtro.
Na mudança do oleo foram inseridos +/- 6 litros de Castrol Edge 0W-40W Sport. No entanto, quando fui reabastecer com gasolina, na manha seguinte decidi ver o nivel do oleo.

O problema é que nas 6 vezes que tirei a vareta para ver o nivel do oleo, deu-me sempre High num lado e Low no outro (ate mesmo um pouco abaixo do Low), completamente opostos. Fechei o capot e vim pesquisar sobre as mediçoes do oleo na net e o pessoal anda a dizer que deve-se sempre ler o lado da vareta que indica o nivel mais baixo (neste caso seria Low), outros dizem que deve-se medir com o oleo quente, outros dizem que a mediçao deve ser muito aproximada nos dois lados da vareta (o que nao é o caso) e daí a minha confusao.


Há alguma forma de verificar o nivel do oleo sem obter dados errados da vareta?
Tendo em conta que se fez uma mudança completa do oleo e foram inseridos 6 litros, nao deveria o nivel do oleo estar pelo menos acima de metade? (desconheço a capacidade do 'tanque')

Ainda tenho mais 2 litros na arrecadaçao caso seja preciso adicionar mais, mas como me dá sempre High num lado e sempre Low no outro, fico em duvida se devo ou nao adicionar mais oleo, por um lado para evitar uma quantidade excessiva de oleo que depois passe para o PCV e cause problemas, e por outro fico algo preocupado com o tratamento que o motor possa estar a ter caso o nivel do oleo esteja mesmo em Low.
Um facto é que o carro nao me da nenhum aviso de falta de oleo, porque se realmente estivesse em Low o carro devia dar um aviso, quanto mais estando abaixo do Low, de acordo com a mediçao de um lado da vareta..
Título: [Duvida] Nivel de oleo
Enviado por: ruipga em 01 Fevereiro 2014 - 06:37:19
bom dia,

bem vindo ao forum.

era porreiro que fizesses a tua apresentação para sabermos quem és, que carro tens e de onde és.

eu não sou o melhor especialista na matéria mas vou dar-te a minha opiniao.

realmente ao que sei e ao que leio medir o nível de óleo no S não é a coisa mais simples do mundo.

eu no meu carro cumpro estes requisitos antes de medir:
- carro frio ou parado mais de 1 hora
- carro nivelado
- leio sempre na vareta do lado que tem os XXXX

(http://img.tapatalk.com/d/14/02/01/5egazuju.jpg)


E procuro manter o nível do óleo no ultimo X antes do High

H |<><><><><>| L
    ↑

Ao que sei óleo a mais pode ser muito prejudicial e os motores do nosso S levam muito perto de 5 litros de óleo.

O nossos carros sao muito sensíveis com os óleos e respectivos níveis e ha muitos relatos de carros que " não avisaram"....

Em que ponto do país te encontras? posso recomendar-te alguém para tirar isso a limpo?






Sent from my iPhone using Tapatalk 2
Título: Re: [Duvida] Nivel de oleo
Enviado por: Diablosrouge em 01 Fevereiro 2014 - 12:33:35
Bom dia.
hehe desculpem o topico brusco, tenho um S2000 de 2001, vivo nos Açores, Sao Miguel.

O problema é que ambos os lados da vareta tem os X ou diamantes, so que um da a mediçao oposta da outra (ja me aconteceu os dois lados darem iguais antes de mudar o oleo).
Cumpri os requisitos que listaste. Talvez exagerei quando disse quanto oleo foi inserido. Foram mais ou menos 5L e nao 6 porque ja vi quanto oleo falta na segunda embalagem de oleo e faltam pouco mais de 3L (sendo que cada embalagem tem 4L).

Se os S levam a volta dos 5L entao parto do principio que a mediçao que diz High é a que está correcta, pois nao estou a ver o carro beber assim tanto oleo numa semana quando nem sequer andei em altas rotaçoes.
So que mesmo assim a vareta deveria dar uma mediçao correcta para nao haver confusoes...
Título: [Duvida] Nivel de oleo
Enviado por: ruipga em 01 Fevereiro 2014 - 13:55:46
bom dia,

nos açores é mais dificil recomendar alguém para te ajudar ;p

se ainda tiveres duvidas o melhor é meteres umas fotos dos dois lados da vareta aqui no fórum.

quanto ao restante faz a tua apresentação e coloca aí umas fotos do teu animal. ha muitos S2000 por aí?


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
Título: Re: [Duvida] Nivel de oleo
Enviado por: Diablosrouge em 01 Fevereiro 2014 - 13:57:39
Eu tenho uma oficina de confiança e eles fazem-me o trabalho bem feito so que eu gostava de tirar a limpo de uma vez por todas esta cena da mediçao de oleo neste carro, pois nos outros nao tenho este problema. E logo este que precisa de uma atençao especial ao nivel do oleo :P
Tar a ir à oficina todas as vezes que quiser ver o nivel de oleo parece-me um bocado estupido :P
Título: Re: [Duvida] Nivel de oleo
Enviado por: saero em 01 Março 2014 - 19:40:43
Se tirares a vareta com cuidado e sem tocar nas paredes do canal, a marca é igual de ambos os lados...esta é a minha experiência! 6 litros, para mim é capaz de ser óleo a mais...no entanto desde que esteja no "x" abaixo do H está bom ;)
Título: Re: [Duvida] Nivel de oleo
Enviado por: Francisco Coelho em 01 Julho 2015 - 14:21:52
Já agora amigos não esqueçam que ao tirar a vareta nunca se deve inclinar para cima porque corremos do risco do oleo escorrer para tras e dar um um nivel errado, mante-la sempre virada para baixo.